Oleo De Motor Motul X-tech Lite 5w30 100% Sintético

Código: MOCA_530XTECH_1L Marca:
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X-TECH lite 5W-30
Lubrificante Fuel Economy para Motores a Gasolina ou Flex
100% Sintético

USO
Óleo de motor 100% sintético “Fuel Economy”, especialmente projetado para motores modernos movidos a gasolina, etanol ou flex, naturalmente aspirados ou turboalimentados, de injeção indireta ou direta, projetados para uso com óleos de baixo atrito e muito baixa viscosidade HTHS (alta temperatura e alto cisalhamento) (2,9 mPa.s).
Recomendado para motores modernos que utilizam lubrificante com grau de viscosidade 5W-30 e "Fuel Economy" com norma API SP-RC e/ou ILSAC GF-6A.
Compatível com catalisadores.
Esse tipo de óleo pode ser inadequado para uso em alguns motores. Consulte o manual do proprietário em caso de dúvida.

DESEMPENHO
NORMAS API PERFORMANCE SP-RC
ILSAC GF-6A
RECOMENDAÇÕES CHRYSLER, DODGE, FIAT, FORD, GENERAL MOTORS, HYUNDAI, INFINITY, JEEP, KIA, LEXUS, MAZDA, MITSUBISHI, NISSAN, SUBARU, SUZUKI, TOYOTA

A norma API SP cobre na íntegra as exigências da norma API SN, bem como todas as normas API anteriores. A especificação API SP-RC "Resource Conserving" é ainda mais exigente quanto aos requisitos de economia de energia.
Os lubrificantes API SP proporcionam excelente resistência à oxidação, melhor proteção contra depósitos e sujidade do motor, maior proteção contra o desgaste e desempenho aprimorado em baixas temperaturas para economia de combustível durante toda a vida útil do óleo.
Além de ser compatível com versões anteriores, em comparação com API SN e API SN Plus, o padrão API SP oferece maior desempenho e, especialmente, adiciona proteção contra LSPI (Low Speed Pré-ignition ou Pré-Ignição em Baixa Temperatura) para motores que seguem a tendência de downsizing, turboalimentados de injeção direta e baixa cilindrada.
A norma ILSAC GF-6A, baseada na API SP, é ainda mais severa no domínio da economia de energia, exigência quanto aos intervalos de drenagem estendidos, limpeza de pistões/anéis, compatibilidade com vedações e teor reduzido de fósforo para maior compatibilidade com sistemas de pós-tratamento.
Garante a proteção perfeita do motor, mesmo com combustíveis que contenham até 85% de etanol (E85).
Motores a gasolina ou flex, turboalimentados e injeção direta tem um certo risco de pré-ignição aleatória nas câmaras de combustão. Esse tipo de combustão anormal aleatória se assemelha ao ruído metálico oriundo das câmaras de combustão e às vezes está associado a uma curta perda de potência. Este fenômeno chamado LSPI, gera picos de pressão muito alta na câmara de combustão que podem causar danos ao pistão e, finalmente, à destruição do motor. Para os motores a gasolina de última geração (downsizing), equipados com sistemas de injeção direta e turbocompressores, o padrão API SP agora cobre totalmente este requisito LSPI para proteger perfeitamente esses motores.

O MOTUL X-TECH lite 5W-30 oferece altas propriedades lubrificantes, como proteção contra desgaste e resistência a altas temperaturas para um consumo de óleo melhor controlado. Melhora o fluxo de óleo na partida para um aumento mais rápido da pressão do óleo, aumentos de rotação mais rápidos, mais rápido alcance de temperatura operacional e benefícios de economia de combustível.

Amigável com o Meio Ambiente, este tipo de óleo permite a redução do consumo de combustível e, portanto, minimiza as emissões de gases com efeito de estufa (CO2)

RECOMENDAÇÕES
Intervalo de troca: de acordo com as recomendações do fabricante e com ajuste de acordo com seu uso.

MOTUL X-TECH lite 5W-30 pode ser misturado com óleos sintéticos ou minerais.
Antes do uso, consulte o manual do veículo.

PROPRIEDADES
Grau de Viscosidade SAE J 300 5W-30
Densidade a 20°C (68°F) ASTM D1298 0.846
Viscosidade a 40°C (104°F) ASTM D445 60.9 mm²/s
Viscosidade a 100°C (212°F) ASTM D445 10.4 mm²/s
Viscosidade HTHS a 150°C (302°F) ASTM D4741 3.1 mPa.s
Indice de Viscosidade ASTM D2270 160
Ponto de Fluidez ASTM D97 -45°C / -49°F
Ponto de fulgor ASTM D92 236°C / 457°F
Cinzas sulfatadas ASTM D874 0.72% peso
TBN ASTM D2896 7.2 mg KOH/g

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